NO CORAÇÃO DA CIDADE

No início do século XV, João Gonçalves Zarco descobriu a ilha da Madeira e, nela, uma baía coberta de funcho à qual chamou Funchal que se tornou, nos séculos seguintes, no centro político do arquipélago.

O centro histórico do Funchal é composto por 3 grandes núcleos históricos, pelos quais passam as visitas guiadas por nós: Sé, Santa Maria Maior e São Pedro.

O núcleo da Sé é norteado pelo antigo Passeio Público, actual Avenida Arriaga, sendo confinado pelo Largo do Município, o Mercado dos Lavradores e a baía do Funchal. Corresponde à segunda paróquia criada no Funchal e centro urbano a partir do século XVI.

Santa Maria Maior, conhecida por Zona Velha, corresponde ao velho burgo medieval primitivo, a partir de onde nasceu a povoação do Funchal, no século XV.

O núcleo de São Pedro, dominado por edifícios erguidos a partir dos finais do século XVI, entre eles o complexo do Colégio de São João Evangelista, o Colégio dos Jesuítas, hoje Reitoria da Universidade da Madeira.

Através de ruas ancestrais e modernas, narraremos factos, histórias sobre esses locais e as pessoas que neles viveram e que tornaram o Funchal a cidade cosmopolita que é actualmente.